Atitudes Fundamentais
1. Empatia
2. Capacidade de escuta
3. Respeito
4. Congruência
5. Clarificação
Empatia: manifestações
• Identificar correctamente as emoções;
• Compreender a intensidade das emoções;
• Ajudar a exprimir as emoções (eco);
• Utilizar uma linguagem apropriada;
NOTA: a empatia não é miraculosa nem curativa, no entanto, ajudar o cliente a exprimir o seu problema, proporciona-lhe um momento de crescimento, auto-conhecimento e realização. A falta de empatia por parte dos profissionais atrasa a evolução do utente podendo mesmo a agravar o seu estado!
Empatia: obstáculos
• Passividade
• Formulação de juízos críticos
• Linguagem não familiar
• Percepções diferentes
• Falta de atenção
Empatia: meios de facilitação
• Disponibilidade e escuta atenta;
• Esforço de procura de semelhanças entre profissional utente;
• Variedade das experiências de vida;
• Linguagem apropriada;
• Descodificação de símbolos
Escuta: manifestações
1. Observação não-verbal
• Mensagens múltiplas;
• Paralinguagem;
• Silêncios;
2. Escuta do verbal
• Acontecimentos;
• Comportamentos;
• Estados emocionais;
• Conteúdo estrutural.
Escuta: obstáculos
• Escuta inadequada;
• Escuta filtrada;
• Escuta apreciativa;
• Escuta compassiva.
Escuta: meios de facilitação
• Concentração;
• Escolha de local apropriado;
• Adoptar uma distância adequada;
• Adoptar boas posições de escuta;
• Olhar o outro;
• Fazer silêncio dentro de si;
• Honestidade.
Respeito: manifestações
1. Atitudes
• Estar lá para a pessoa idosa;
• Considera-lo como um ser único;
• Acreditar nas suas capacidades (sem criar expectativas);
2. Comportamentos
• Ser empático;
• Evitar julgar;
• Ser competente;
• Ajudar o idoso a desenvolver os seus recursos
• Ser cordial
NOTA: o profissional considera a pessoa idosa um ser aceitável como objecto de afecto, aceita-o como um ser único, aceita incondicionalmente os seus valores. Tem um efeito libertador e estimulante: o cliente pode aceitar-se, amar-se e evoluir.
Respeito: obstáculos
• Tom de voz infantil
• Frases feitas
• Comportamentos punitivos
• Recusa de emoções
• Juízos de valor
• Não reconhecer a vivencia do idoso
• Falta de confiança nas capacidades do idoso.
Respeito: meios de facilitação
• Dedicação total;
• Evitar ter pena;
• Dar apoio afectivo;
• Evitar interrupções;
• Respeitar a intimidade do idoso;
• Deixar o idoso tomar decisões.
Congruência: manifestações
• Espontaneidade
• Coerência
Nota: atitude que permite ao idoso sentir-se mais à vontade e que confie no profissional.
Congruência: obstáculos
• Atitude defensiva;
• Espontaneidade mal compreendida;
• Atitude pessimista;
• Ausência total de envolvimento;
Congruência: Meios de facilitação
• Saber afirmar-se (ser assertivo)
• Desenvolver segurança interior
Clarificação: manifestações
• Falar no presente (objectividade);
• Ajudar o idoso a identificar os seus sentimentos;
• Resumir o conteúdo da entrevista ou ajudar o idoso a faze-lo;
• Ajudar o idoso a focalizar-se (problemas primários).
Clarificação: obstáculos
• Termos abstractos e imprecisos;
• Generalizações;
• Utilização de advérbios (e.g. ultimamente = imprevisão);
• Conversa impessoal e intelectual;
Clarificação: meios de facilitação
• Compreender a verdadeira linguagem da pessoa idosa;
• Recorrer à linguagem não verbal;
• Evitar termos vagos;
• Levar a pessoa idosa a clarificar conceitos demasiado gerais;
• Cuidado nas questões (objectivas).
Outras competências:
• Sensibilidade
• Atitude positiva
• Confiança em sei próprio;
• Atitude não moralizadora;
• Criatividade;
• Humor (q.b. = a distância e desdramatiza a situação; cuidados para não induzir a erro!)
Intervenções e atitudes a evitar
• Desenvolver ansiedade;
• Tranquilizar, confortar e facilitar a dependência;
• Dar ordens
• Fazer perguntas directas;
• Moralizar;
• Interromper ou falar muito alto ou muito depressa;
• Lisonjear e aprovar em demasia;
• Criticar e julgar;
• Controlar a conversa.
Dificuldades
• Diferenças evidentes entre o Educador Sénior e a pessoa idosa;
• Implicação emotiva;
• Atitude aligeirada;
• Transferência;
• Contra-transferência;
• Resistência.
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