Número total de visualizações de páginas


21/04/2011

A afectividade

Fonte: Nelson S. Lima - Ginástica Mental - CEO do grupo Instituto da Inteligência (Portugal)

Os afectos podem revelar-se através de atitudes ou traços de carácter e são determinantes para a nossa vida.

A afectividade divide-se em emoções, agitações e disposições. Os afectos podem revelar-se também através de atitudes (como gostos e aversões, aprovação e reprovação) e traços de carácter (tais como benevolência, irascibilidade e o espírito vingativo). Existe ampla controvérsia sobre o que são emoções. Alguns estudiosos entendem que as emoções são algo muito pessoal e interno a cada pessoa. Outros, como os antropólogos, consideram as emoções como sendo criadas entre as pessoas, ou seja, resultantes da interacção entre elas. Certo é que as emoções são a manifestação externa e dinâmica do estado afectivo interno das pessoas e, por isso, são observáveis.

Ou seja, as emoções exprimem-se através do rosto e das reacções corporais. Elas podem ser avaliadas em termos de tipo, intensidade, extensão, variabilidade e grau de congruência (alterado ou inalterado). Os indivíduos normais demonstram uma multiplicidade de emoções, de intensidade variável, que, em geral correspondem e variam com os pensamentos e sentimentos expressos verbalmente. Elas pesam também nas nossas deliberações e nos desejos que albergamos.

Existem muitos tipos de emoções e diferentes formas de as agrupar. Uma das mais rigorosas divide as emoções em "emoções orientadas para os outros" e "emoções orientadas para o próprio". Veja-se:

Emoções paradigmáticas orientadas para os outros (são o amor, o ódio, a esperança, o medo, a cólera, a gratidão, o ressentimento, a indignação, a inveja, o ciúme, a piedade, a compaixão e o pesar); e...

Emoções de auto-avaliação orientadas para o próprio (o orgulho, a vergonha, a humilhação, o arrependimento, o remorso e a culpa).

Seguem-se as chamadas agitações. Estas são perturbações do afecto de curto prazo geralmente provocadas por algo exterior a nós. Exemplos de agitações: sentir-se excitado, sentir-se chocado, sentir-se espantado, sentir-se surpreendido, sentir-se assustado, sentir-se revoltado, etc. São experiências sentimentais passageiras causadas por aquilo que percepcionamos, aprendemos ou entendemos.

Sendo perturbações podem alterar o nosso comportamento e travar as motivações. Por exemplo, podemos comportarmos de determinada maneira se estivermos "revoltados" com algo ou alguma pessoa. O comportamento será diferente se estivermos "surpreendidos". Ou seja, as agitações são uma categoria de sentimentos que provocam diferentes "modos de reagir".

As disposições são quadros mentais ou estados de espírito em que nos encontramos em cada momento. Podemos sentir-nos alegres, eufóricos, satisfeitos, irritados, melancólicos ou deprimidos. São pois uma "propensão para" nos sentirmos de uma determinada maneira e, por isso, estão ligados a estilos de comportamento.

As disposições afectam nossos pensamentos e reflexões. Veja-se como quando estamos alegres os nossos pensamentos são diferentes do que quando estamos melancólicos. Enquanto as emoções propriamente ditas promovem a acção (por exemplo, o medo provoca a fuga ou a defesa), as disposições não.

Além das emoções temos também as chamadas atitudes emocionais. O que são atitudes emocionais? São tomadas de posição emocional como, por exemplo, sentir saudades ou sentir ciúmes por alguém de forma prolongada. Em teoria podem confundir-se com sentimentos dado que se podem prolongar no tempo.

Finalmente, os traços de carácter emocional. Não se podem confundir com emoções nem com sentimentos. Na verdade, representam "propensões para ser e sentir" dadas as circunstâncias apropriadas e têm a ver com a natureza emocional das pessoas. Compreende-se melhor através de exemplos: há pessoas que se caracterizam por ser compassivas, outras por ser amáveis, outras invejosas, outras tímidas, outras aventureiras, etc. Definem, de algum modo, "maneiras de ser" e estão inseridas na sua personalidade. A educação e as experiências de vida durante a infância determinam muitos dos traços de carácter emocional. 

Sem comentários:

Enviar um comentário