Número total de visualizações de páginas


21/04/2011

Como rejuvenescer a mente

Fonte: Nelson S. Lima - Ginástica Mental - CEO do grupo Instituto da Inteligência (Portugal)

Conheça os dez mandamentos para manter a agilidade, a fluidez e a rapidez da sua mente.


Em qualquer idade podemos rejuvenescer a nossa mente. Isto é ainda mais importante nas pessoas que ultrapassam os 40/50 anos de idade,  pois o estado mental influencia o processo de envelhecimento. Sabemos que este pode acelerar se a mente não estiver limpa de impurezas. O fenómeno é idêntico ao do organismo: se este tiver muitas toxinas, envelhece prematuramente e fica mais sujeito a maleitas.Cientificamente,  nós sabemos que a mente não envelhece - amadurece. O que envelhece é o cérebro, o organismo. A mente pode, porém, perder agilidade, rapidez e fluidez se não for cuidada e alimentada por experiências enriquecedoras de vida como também de oxigénio, exercício e dieta reparadora.

O que faz envelhecer a mente?

A mente, já o disse, não envelhece. Mas não está imune aos ataques de elementos que podem fazê-la perder a vitalidade dos anos de juventude. Podemos dividir esses elementos em dois grupos. Assim, alguns atingem a mente através do corpo. Outros actuam mesmo dentro da mente.

Através do corpo podemos fragilizar o estado da mente levando um estilo de vida que, prejudicando o organismo, vai danificar as células do cérebro, diminuindo a sua capacidade de reacção. Impurezas oriundas da alimentação, excesso de álcool, tabaco e sedentarismo são os elementos que mais afectam a juventude da mente forçando-a a diminuir a sua destreza, incluindo o indispensável trabalho da memória.

Na mente, por sua vez, podemos actuar da mesma forma reduzindo o seu estado de saúde. Experiências negativas, pensamentos tóxicos, emoções descontroladas e excessivas e pobreza de informação e conhecimentos enfraquecem o poder mental.
O que faz rejuvenescer a mente?

Felizmente, podemos recuperar e manter a saúde e a destreza mental levando um estilo de vida que dê primazia a vários procedimentos.Eis algumas dicas de rápida e garantida ficácia:

Mexa-se. Caminhe, passeie, viaje. Não esteja mais do que 2 horas seguidas sentado.
Aprenda a respirar bem. De manhã, inspire calmamente.
Faça exercícios de relaxamento com frequência e aprenda a meditar.
Alimente-se de forma equilibrada, eliminando as más gorduras, frituras, álcool em excesso e açúcares. Aposte numa dieta “verde” com legumes e fruta, ingerindo menos carne.
Tome suplementos vitamínicos e minerais que equilibrem a sua alimentação.
Durma o suficiente e, se puder, faça sestas (elas ajudam a reequilibrar o organismo).
Conviva com pessoas interessantes, simpáticas e positivas.
Afaste-se de climas humanos desagradáveis e conflituosos.
Leia, leia bastante, várias vezes por dia, incluindo jornais.
10º Abuse dos sentidos: aromas, sabores, música, tocar em diversos materiais e alargar a visão para pormenores ao seu redor, as estrelas do céu e o horizonte.

Estas sugestões, logo que tornadas em hábitos, vão-lhe trazer um bem-estar geral fantástico e uma mente prodigiosa. Se tiver alguma doença crónica ajuste estas pistas aos conselhos do seu médico.
Viva e seja feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário