Número total de visualizações de páginas


12/01/2011

4 idosos mortos num lar clandestino na Charneca da Caparica

O  INEM foi chamado a prestar  assistência a um idoso em paragem cardio-respiratória, numa habitação na Avenida das Eiras, na Charneca da Caparica. Apesar da tentativa de reanimação, a  equipa médica  acabou  por declarar o óbito.
No exterior desta habitação, não havia qualquer indicação de que ali funcionava um lar, no entanto, durante a operação, a equipa do INEM apercebeu-se que afinal, esta suposta casa de habitação era um lar de idosos, aparentemente clandestino. Lá dentro encontravam-se 13 idosos.
De acordo com informações de uma fonte da Protecção Civil de Setúbal,  em circunstâncias que não foram, para já, explicadas, foram encontrados mais três cadáveres no local.
A situação de clandestinidade do lar da Charneca de Caparica,  era do conhecimento da segurança social. “Tínhamos conhecimento desta situação e tínhamos, aliás, prevista uma intervenção”, referiu Edmundo Martinho. O responsável acrescenta que embora se tratasse de um lar clandestino, não estava posta em causa a “segurança imediata daquelas pessoas”.
Assegurou ainda que o lar de idosos da Charneca da Caparica  já estava referenciado para fechar em breve. A proprietária já tinha sido  notificada para fechar o lar voluntariamente. “O que fizemos foi notificar a proprietária para encerrar voluntariamente. Face ao não encerramento estávamos a preparar uma operação para fechar o lar”, acrescentou.
Os  utentes do lar, um total de 13 pessoas, serão realojados, e o Instituto da Segurança Social está já a contactar as famílias. A PJ está já a investigar o sucedido e procura pistas que possam explicar as mortes. Os inspectores estão a analisar comida, medicamentos e outras possibilidades que ajudem a esclarecer o que aconteceu.

Sem comentários:

Enviar um comentário