Número total de visualizações de páginas


13/01/2011

Nutrição e Dietética

Algumas questões importantes sobre nutrição e dietética.(capitulo do livro de Seeley) "Anatomia e Fisiologia"


1 - Porque é que uma pessoa vegetariana tem de ter mais cuidado com a dieta do que uma pessoa que também consuma carne e peixe?

Carne e peixe: fonte de proteína animal.

Vegetarianos:
-Lácticos: leite e derivados;
-Ovo lácticos: ovos e lacticínios;
-Vegan: só alimentos de origem vegetal;

Proteínas: cadeias de aminoácidos.
 20 Essenciais (9);
- Não essenciais (11).

Essenciais não podem ser sintetizados pelo organismo a partir de outras moléculas (intermediários de metabolismo da glicose).

Tipo de proteínas:
- Proteínas completas: equilibrada, desequilibrada;
-Proteínas incompletas: aminoácidos (presença/ausência).

Um dos principais riscos da dieta puramente vegetariana (ao contrário da dieta lacto-ovo-vegetariana)  é uma desnutrição proteico-calórica, ou seja, a dificuldade em obter proteínas e calorias suficientes a uma vida saudável.
As calorias presentes nos vegetais e frutas, cerca de 30-50kcal por cada 100g,  são muito menores que as das carnes, em que cada 100g de carne tem cerca de 150 a 300 cal. No entanto, a dieta vegetariana até pode ser benéfica em termos calóricos, já que permite uma diminuição do peso corporal.
Já no que toca as proteínas, o caso revela-se mais sério. Por um lado, a maior parte dos ingredientes destas dietas contém muito menor quantidade de proteínas (1-2g em cada 100g), do que a alimentação à base de carne e peixe (15-20g de proteínas em 100g). Além disso, a maior parte das proteínas vegetais tem baixo valor biológico e algumas proteínas de origem vegetal são digeridas de forma incompleta pelo organismo humano. É fundamental ter o cuidado de incluir na dieta os aminoácidos essenciais (aminoácidos que o organismo humano é incapaz de produzir, podendo apenas ser obtidos pela dieta), já que enquanto a maioria das proteínas animais contém, geralmente, todos os aminoácidos essenciais, nas proteínas vegetais faltam um ou mais destes aminoácidos.

2 - Explique a razão pela qual uma pessoa que tenha níveis de cobre inferiores ao normal sente cansaço permanente?


Cobre - funções:
-Metabolismo do ferro;
-Formação de hemoglobina;
-Inactivação de radicais livres;
-O metabolismo de enzimas de cobres são dependentes estás catalisam reacções fisiológicas importante relacionadas com fosforilaçao (cadeias de transporte de electrões).

Cansaço:
-Formação de hemoglobina (transporte de oxigénio);
-Cadeias transportadora de electrões;

 O cobre é um componente de uma variedade de enzimas necessários para a produção de energia, a anti oxidação, a síntese da hormona adrenalina e a formação do tecido conjuntivo. A deficiência de cobre produz cansaço e uma baixa concentração deste elemento no sangue. A diminuição do número de glóbulos vermelhos (anemia), de glóbulos brancos (leucopenia) e de um tipo de glóbulos brancos denominados neutrófilos (neutropenia), assim como do cálcio nos ossos (osteoporose), é frequente. Também se produzem pequenas hemorragias puntiformes na pele e aneurismas arteriais. Tem como função: controlar a actividade enzimática que estimula a formação dos tecidos conectivos e dos pigmentos que protegem a pele e contribuir com a produção de hemoglobina.

3 - Muitas pessoas afirmam que o jejum ocasional, por pequenos períodos, pode ser saudável. Como é que o jejum pode ser prejudicial?

Dieta de jejum: Consiste em não comer nem beber (excepto agua) durante alguns dias até se aguentar.
-Como forma de defesa o metabolismo torna-se lento;
-A perda de peso não ocorre de forma gradual, a perda é a custa da eliminação de líquidos celulares e massa muscular.

Após a dieta, o organismo recupera e passa a aumentar o peso, mantendo uma reserva de energia, assim armazena gordura para prevenir um próximo jejum.

Os jejuns prolongados são prejudiciais e acarreta consequências como:
-Perda de massa muscular;
-Quebra drástica do metabolismo, para limitar ao gastos;
-Redução das funções imunitária;
-Risco de perda da massa óssea;
-Busca de cálcio a massa óssea, quando está em falta no metabolismo;
-Desequilíbrio do metabolismo devido a degradação do tecido muscular e má compensação energética;
-Alteração da memória, do sono, da atenção e concentração;
-Redução do aporte de nutrientes. 
O jejum também promove o desenvolvimento de cetonas, que podem ser prejudiciais para os órgãos do corpo que se acumulam no organismo. Os cetonas são compostos ácidos produzidos a partir da quebra incompleta de gorduras quando há ingestão de carboidrato insuficiente, e que pode perturbar o equilíbrio do organismo ácido base.

4 - Porque é que algumas pessoas perdem peso com uma dieta de 1200 quilo calorias por dia e outras não?
-Depende do organismo de cada pessoa (metabolismo basal);
-Regulação hormonal (tiróide,..)
-Efeitos térmicos dos alimentos (10% gasto de energia);
-Actividade muscular (actividade física e movimentos).

5 - Sabendo que a evaporação do suor provoca a perda de calorias, um estudante de anatomia e fisiologia, foi fazer sauna, com o objectivo de perder peso. Ele sabe que um litro de água pesa 1000g, que é o equivalente a 580000 cal. ou 580 Kcal de calor, quando perdido pela sudação. Em vez de, reduzir o aporte calórico diário em 580 Kcal, se ele perder um litro de água, pelo suor, todos os dias na sauna, pensa que perdera cerca de 453g de gordura por semana. Será que este processo resulta? Explique porquê. 

Não tem compensação em termo de perda de peso. A sauna traz benefícios no entanto, não faz emagrecer porque perdemos líquidos; de facto o calor faz-nos transpirar, mas não significa que se perca gordura, o que se perde são toxinas acumuladas no organismo. Para alem disso, os líquidos devem ser repostos no final de cada sessão, para não haver desidratação do organismo.

Em caso de utilização regular, a sauna pode:
-Fortalecer a circulação sanguínea;
-Aliviar as dores reumáticas e da coluna;
-Limpar e desobstruir a vias respiratórias:
- Desintoxicar e expulsar as impurezas do organismo;
-Socializar, caso partilha a sauna.



Bibliografia









Sem comentários:

Enviar um comentário